sábado, 31 de julho de 2010

Sobre compreensão e respeito...

Nessa semana dois colegas mostraram, via twitter, um total descontentamento com os Trending Topic* que estavam repletos com os nomes dos integrantes do grupo musical Restart.

Ambos vociferaram opiniões acaloradas sobre como o referido grupo estava influenciando a atual geração no modo de se vestir (calças coloridas, dentre outros acessórios) e principalmente no que tange a sexualidade.

Segundo eles, grupos como o Restart estariam influenciando meninos e meninas a se envolverem em relações homossexuais.

Tal afirmação, considero eu, é muito pesada. Só um estudo muito aprofundado seria capaz de dizer se sim – em qual nível – ou se não.

Não quero aqui discutir a qualidade ou preferências musicais, só quero trazer uma reflexão quanto a esse posicionamento um tanto homofóbico.

Das impressões que trago comigo tiro que a atual geração não sofre influências no que se refere à orientação sexual, e se sofrem essa se dá em menor grau do se dava na minha, por exemplo, que era sim influenciada por preceitos morais e costumes rígidos e tantas vezes desumanos. Ou você era heterossexual ou estava condenado a viver à margem de tudo e de todos.

Ao meu ver, os jovens dessa geração - atacada pelos meus colegas - são, na verdade, mais flexíveis quando o assunto é orientação sexual. Demonstrando uma humanidade sem precedentes no que se refere a lidar com o diferente. Estes buscam entender e valorizar as pessoas independentemente da orientação sexual.

Bom, a minha opinião também não é fundada em pesquisas tampouco em estudos sociológicos. Trata-se apenas daquilo que sinto; daquilo que vejo no meu dia-a-dia. Contudo, espero não estar errado, pois considero essa tolerância algo muito benéfico para o nosso futuro.


* termo utilizado para os assuntos mais comentados no site.


PS.: já faz um tempo que eu quero colocar alguma coisa pop por aqui, acho que agora chegou a hora. Apresento, assim, a quem ainda não conhece, a figura de Kele. Me chama a atenção a forma como ele trata de temas rotineiros, a carga de emoção que coloca em suas músicas - as referências em sua composição - bem como a fotografia do vídeo abaixo:


3 comentários:

Strange-172 disse...

Os jovens dessa geração, não todos, são influênciados pelas bandas. Mas não porque os caras dizem 'eu sou gay vc também tem qu ser', até porque eles não vão dizer isso, pelo menos eu nunca ouvi. Enfim, o problema é que os fãs dessas bandas são pessoas sem uma opinião muito formada, pelo o que vejo, como se fossem 'maria vai com as outras', tipo, se 'fulano' diz que é legal, a pessoa sem uma opinião, sem saber muito sobre o assunto cede.
Também não sei muito a proporção de quantos são, mas essa é a minha opinião pelo o que vejo a minha volta, pelas pessoas que convivo.
Sim, isso de uma certa forma ajuda na questão de respeito em relação ao homossexualismo. Diminui o preconceito.
Espero ter sido coerente.

Ana disse...

Livros livros livros livros... já saaaabe!

Strange-172 disse...

Exagerei na minha opinião. Mas não retiro o que eu disse. :)